Vitamina D. Porque ela é essencial ?

Vitamina D. Porque ela é essencial ? Leave a comment

    A Vitamina D são nutrientes necessários para manter nossos ossos, dentes e músculos saudáveis. O sol é uma das melhores fontes de vitamina D para o nosso corpo humano. Um dos fatores que podem ocorrer a insuficiência de vitamina D em nosso corpo é justamente a falta de exposição ao sol, seja ela causada por localização geográfica, hora do dia, uso de protetor solar e até a cor da pele.

A vitamina D é essencial para o corpo. Nosso corpo precisa de vitamina D Para absorver outro nutriente essencial como o cálcio. A vitamina D também tem o papel no crescimento ósseo, atua também na cicatrização óssea e no nosso sistema imunológico. A falta de vitamina D tem sérios riscos de levar deformidades óssea, como raquitismo em crianças e dor óssea por uma condição conhecida como osteomalácia em adultos

Dicas saudáveis para obter vitamina D do sol

No momento que os raios solares atingem a pele, inicia processor dentro dos tecidos que a começam a produzir vitamina D.

O corpo humano não precisa se bronzear ou se queimar para conseguir obter vitamina D do sol. Nosso corpo é capaz de produzir vitamina D por um dia em cerca de metade do tempo que a pele pode levar para queimar.

Alguns fatores podem afetar a quantidade de vitamina D que uma pessoa recebe do sol, são eles:

  • Hora do dia. Quando exposta ao sol a pele produz mais vitamina D, durante o sol do meio dia, a hora em que o sol se encontra no ponto mais alto do céu. Se passar muito tempo exposto ao sol, use protetor solar e se mantenha hidratado.
  • Quantidade de pele exposta. Quanto mais expomos a pele ao sol mais vitamina D o corpo é capaz de produzir. Expor por exemplo as costas, permite que nosso corpo consiga produzir mais vitamina D do que apenas as mãos e o rosto.

  • Cor da pele. As peles de cores mais clara produz vitamina D mais rápido do que as peles de tons mais escuros.

  • Atraves de suplementação. Podemos suprir a deficiência de vitamina D atraves de suplementação, porém sempre é bom também obter vitamina D atraves do sol.

Boas fontes de vitamina D

A vitamina D também é encontrada em um pequeno número de alimentos.

Dentre as fontes de vitamina D incluem:

  • Peixes oleosos – como sardinha, salmão, arenque e cavala
  • Fígado
  • Carne vermelha
  • Gemas de ovo
  • Alimentos fortificados – como algumas pastas de gordura e cereais matinais

Outras fontes de vitamina D podem vir por meio de suplementação.

Quanto de vitamina D eu preciso?

Adultos de crianças a partir de 1 anos de idade precisam de cerca de 10 microgramas de vitamina D por dia. Isso incluir pessoas com risco de deficiência em vitamina D e mulheres grávidas e lactantes.

No caso de bebes de até 1 anos de idade precisam de 8,5 a 10 microgramas de vitamina D por dia.

Um micrograma é 1.000 vezes menor que um miligrama (mg). A palavra micrograma às vezes é escrita com o símbolo grego μ seguido pela letra g (μg).

Muitas vezes você poderá ver a quantidade de vitamina D expressa em Unidades internacionais (UI). 1 micrograma de vitamina D equivale a 40 UI.
Logo, 10 microgramas de vitamina D é igual a 400 UI.

Resumo

A fonte natural mais importante de vitamina D é de fato a exposição ao sol. A vitamina D é usada pelo corpo para absorver p cálcio de que necessita para construir e manter os ossos.

Explosões curtas de exposição ao sol geralmente podem permitir que seu corpo produza toda a vitamina D necessária para o dia. Algumas pessoas, incluindo pessoas idosas ou com problemas renais ou hepáticos, podem estar em risco de se tornarem deficientes em vitamina D. Eles podem considerar comer mais alimentos que contenham vitamina D ou tomar um suplemento.

Ao expor a pele ao sol, é fundamental considerar o risco de câncer de pele. As pessoas devem evitar permitir que sua pele queime

Surgiram alguns relatos sobre a vitamina D reduzindo o risco de coronavírus (COVID-19). Mas atualmente não há evidências suficientes para apoiar a ingestão de vitamina D apenas para prevenir ou tratar o COVID-19.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: